1. PARTICIPAÇÃO INFORMADA

Nesta página você encontrará as principais informações para que possa exercer o seu poder de voto e entender as esferas de participação política em 2022.

DATAS IMPORTANTES

Quer deixar seus amigos e amigas informados sobre o calendário eleitoral? Clique no link abaixo e compartilhe um calendário com as datas mais importantes pelo Whatsapp!

ATÉ 04/05

Atualize seu Perfil

Você tem até 4 de maio para solicitar o título de eleitor, transferir seu local de votação ou regularizar sua situação junto à justiça eleitoral. Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que queiram votar em outra zona eleitoral devem informar à justiça eleitoral entre

20/07 - 05/08

Candidatos Selecionados

Neste período, vão acontecer as convenções partidárias, evento em que os partidos selecionam os candidatos que disputarão cargos públicos.

16/08

Propaganda Eleitoral On

Durante a pré-campanha, candidatos já podem expor suas ideias, sem pedir votos diretamente. Somente a partir de agosto é que começa a propaganda eleitoral, ocasião em que passa a ser permitido o pedido por votos.

02/10

Atualize seu Perfil

O primeiro turno acontece no primeiro domingo de outubro. Caso haja segundo turno, será realizado no dia 30 de outubro. Fique de olho: a votação começa às 8h e vai até às 17h. Não se esqueça, esse ano o horário será uniformizado pelo horário de Brasília em todos

TIRAR O TÍTULO

Conhece alguém que ainda precisa tirar o título? Compartilhe nosso passo-a-passo pelo Whatsapp e a mantenha 100% informada sobre os prazos!

1º PASSO

Prepara o carão: você vai tirar uma selfie enquanto segura um documento de identificação. Você vai tirar fotos frente e verso do mesmo documento que usou para a selfie. Pra fechar, só falta tirar uma foto do seu comprovante de residência.

2ºPASSO

Acesse o site do TítuloNet da Justiça Eleitoral. Lá você vai fazer e acompanhar todo o processo, de forma gratuita, online e ridiculamente rápida.

SÓ IR EM BIT.LY/MEU-TITULO

3º PASSO

O formulário é fácil: você só precisa colocar o nome dos seus pais e ter seus documentos e fotos com você. Em 5 minutos você preenche tudo.

Depois, é só acompanhar a solicitação pelo próprio site. Assim que seu requerimento for aprovado já vai dar para baixar o aplicativo do e-título e ter acesso ao seu título de eleitor digital.

SOBRE

Esse projeto é uma realização conjunta do Instituto VERO e do Instituto Liberdade Digital. Ele é viabilizado pelo WhatsApp e realizado em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

REALIZAÇÃO

PARCEIROS